domingo, 28 de janeiro de 2007

Criatividade editorial

Comprei um exemplar da Newsweek, sem tradução, em inglês mesmo, para treinar a segunda língua; edição de 22 de Janeiro. Certa noite passei por minha mãe, reparei na revista que lia, e perguntei se estava com o inglês bom, para que entendesse a matéria.

— Não, não. Essa é a IstoÉ, em português!

E era de fato. Mas não foi ilusão minha. Ao comparar a estadunidense com a brasileira (edição dessa semana, a 31 de janeiro) vi o quão descaradamente copiada tinha sido a matéria. OK, menopausa e descobertas na ciência são temas da agenda e interesses de mídia podem coincidir, mas chegar a esse ponto?

Ria de ironia ou de lamento das imagens comparadas que eu montei, abaixo. As fotos são idênticas, só que abrasileiradas. O layout
a linha vermelha no topo, a letra capital em verde, a seção em bloco verde, a disposição das imagens, a linha alaranjada, tudo, tudo é copiado na cara dura. Isso, porém, nas primeiras páginas da matéria.

Após comprar as duas. sugeri à minha mãe ler em inglês, se quisesse saber mais. A Newsweek tem 18 páginas ao todo, já a IstoÉ parece ter feito uma tradução resumida, e disse tudo em 7. A estrangeira divide o texto em blocos de informação ilustrados por imagens interessantes de duplo sentido (como esta), enquanto a IstoÉ transforma o jornalismo em uma aula de como não diagramar uma revista.

Aí pensei: "Talvez elas sejam comandadas por um grupo que padroniza a informação do/no mundo." Mas então o que explica a capa da IstoÉ que avisa: "Inclui TIME"? Não são concorrentes? Ou concorrem entre si entre amigos e uísques?

Tô me sentindo num complô jornalístico aos cérebros dos consumidores de informação. Existe outra opção à confiável Veja e Época global?











sábado, 27 de janeiro de 2007

Você é seu corpo?

Vi no blog do Marcelo Coelho:

"Reclamamos com muita razão dos vestibulares brasileiros. Mas aqui vai uma série de questões feitas a candidatos a entrar em Oxford e Cambridge no ano passado. Pelo que entendi, trata-se de um exame oral.


Por que não temos apenas uma orelha no meio do rosto?


Você é seu corpo?


O que é uma árvore?


Que porcentagem da água do mundo está contida no corpo de uma vaca?


A Revolução Francesa terminou?


Se você tivesse de enviar três coisas para um grupo de pessoas de uma tribo isolada que pudesse imediatamente lhes dar uma idéia do que significa ser "francês", o que você escolheria?


Se você fosse um rato, o que seria a coisa mais importante para você?


Se você tivesse uma varinha mágica e pudesse erradicar todos os problemas do terceiro mundo, embora isso causasse o fim de toda pesquisa médica, você faria isso?


Se houvesse três lindas mulheres nuas à sua frente, qual você escolheria?


Como você projetaria um cérebro mais aperfeiçoado?"




E você? Pagaria uma facul pra evitar esse teste?

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Comandante, me vê uma casca de banana!

A cena seria no mínimo digna de cinema. Mas cinema Gordo e o Magro. Porque


EUA querem arma para fazer inimigo escorregar!


"Autoridades militares dos Estados Unidos estão recrutando cientistas para desenvolver uma arma de combate que inflige escorregões às tropas inimigas.

"Em sua página na Internet, a Agência de Pesquisas Avançadas de Defesa (Darpa, sigla em inglês) pede que até abril deste ano sejam enviados projetos para desenvolver uma substância que simularia o efeito de caminhar sobre uma pista de gelo." (link)

É provável que os EUA peçam ajuda ao Chapoln Colorado, pois ele é famoso por sua buzina paralizante. Caso não entrem em acordo, o país recorrerá a uma opção mais caseira, o Inspetor Bugiganga.

Ou à ACME.