terça-feira, 2 de outubro de 2007

3 manobras globais contra a democracia

Saiu no blog da NovE referência sobre o livro do professor Venício de Lima, “Mídia, crise política e poder no Brasil”, que levanta algumas informações interessantes sobre a manipulação que a Rede Globo fez daquilo que não lhe interessava política e economicamente.

Para resumir, destaquei:


Fraude contra Brizola

Já existia, na eleições para governador do Rio, em 1982, um candidato global ao gosto dos seus mandatários. "Foi montado um esquema para fraudar a contagem dos votos através da empresa Proconsult, cujo programador era um oficial da reversa do Exército. Nesta trama macabra, a TV Globo ficou com o encargo de manipular a divulgação da apuração. Mas, já prevendo a fraude, foi montado um esquema paralelo de apuração, organizado por uma empresa rival, o Jornal do Brasil."


Um veículo democrático...


Sabotagem das Diretas-Já

Essa é clássica. "[...]milhões de pessoas começaram a sair às ruas para exigir o democrático direito de votar, na campanha que ficou conhecida como das Diretas-Já. A TV Globo, totalmente ligada à ditadura, simplesmente ignorou as gigantescas manifestações."


Um retrato do brasileiro...


Ministério global

"[...] curioso episódio da nomeação do ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, em 1988, o que confirma o poder da Rede Globo para indicar e derrubar autoridades do governo e para interferir, de maneira indevida e inconstitucional, nos rumos do Brasil." "Era comum o dono da TV Globo ser consultado sobre a escolha de ministros."



E logo após o Jornal, cinco segundos para a próxima movimentação do conteúdo fofoquês — para distrair a atenção de quem se entrega de controle remoto e alma.

Se algum dia político se meter a incentivar a leitura, Globeleza o capará.
__
__

Dia do sexo gelado

A China está de cabelos em pé por causa da natalidade não baixa o suficiente para seus altos níveis demográficos.

Já na Rússia, o que está de pé não são os cabelos. Em um de seus estados, a necessidade de contingente beira o carnavalesco: por faltar neném nascendo, foi criada uma data para levantar o número de certidões e outras coisinhas mais: o Dia do Sexo.

Ôba ôba e fúqui fúqui!

E desde quando tem dia pra fazer sexo? No máximo, segundo o lado feminino, tem o dia pra não fazê-lo. Mas a "safadeza" é o seguinte: os adultos podem tirar folga do trabalho no dia 12 de setembro para guardar fôlego para algumas sapecadas caseiras. Bebês nascidos exatamente 9 meses após a data come-comemorativa, ou seja, no dia 12 de junho, dos namorados aqui e da Rússia lá, darão aos pais o direito de ter muitos benefícios: um carro 4x4 como prêmio, e mais: sendo o segundo ou terceiro filho, podem ganhar até US$ 9 mil (mais de R$ 17 mil) em auxílios para educação ou compra da casa própria.

Isso sim é afrodisíaco!

Em breve, o pacote econômico-social do governador de Ulyanovsk incluirá baixa de preços em terrenos para construção de motéis; aumento nos impostos de cirurgias para esterilização; taxação em camisinhas; e descontos em sex-shops.

Mas caso os casais de lá sejam frios, poderiam importar chineses.

Marta Suplicy pra governadora!

De
Ulyanovsk, claro.
__
__