domingo, 27 de setembro de 2009

Honduras: fatos

Sobre Honduras, até o momento o Eduardo Guimarães foi o que mais conseguiu objetividade no trato do tema. Apesar dos termos "essa é a verdade" e "escrevi fatos inquestionáveis" (soa prepotente), o que ele escreve está eticamente legítimo. Vale a pena ler, para saber o que passa na crise política que virou internacional, tendo o Brasil como forte coadjuvante.

Leia mais aqui (clique com o botão direito).

Pré-sal-to

Estou sem tempo para postar aqui, mas temas que estão pipocando merecem atenção. A questão do pré-sal (premissas de sucesso) foi muito bem enumerada por Julio Gomes de Almeida e Luiz Gonzaga Belluzzo, na Carta Capital.
As descobertas de grandes reservas de petróleo e gás na chamada camada pré-sal, localizada a uma profundidade de 5 mil a 7 mil metros, tanto podem descortinar um futuro brilhante para os brasileiros quanto submeter o País a um processo de empobrecimento econômico e de anomia social. [...] As condições para a concretização das promessas são muitas. A primeira e mais óbvia é a capacitação tecnológica, condição cumprida com competência pela Petrobras. A segunda é de origem externa: as flutuações no preço internacional do petróleo determinarão os valores do excedente a ser apropriado pela sociedade por conta da exploração dos enormes campos de petróleo.
No fim, listam:
Os pontos centrais são os seguintes:
  1. Mudar da concessão para partilha o modelo de regulação do setor.
  2. Adaptar e reformar o modelo existente de tributação.
  3. Planejar um eficiente sistema de prevenção da doença holandesa, mediante a organização do Fundo Soberano.
  4. Definir as regras de utilização doméstica dos recursos, criando uma empresa para gerir adequadamente essa riqueza.
  5. Executar políticas sociais e de desenvolvimento comprometidas com a redução da desigualdade e da pobreza.
Para saber mais, acesse este link (clique com botão direito...).