sábado, 16 de fevereiro de 2008

Pink sharis batwomen

Dentre as manifestações populares mais aprazíveis, sarcasticamente doces ou ironicamente deliciosas, está a formação de gangues vingadoras; não as que buscam poder pelo poder, mas afirmação e respeito. Ou justiça. Não a legislativa.

__Ei, estamos aqui e queremos ser ouvidos!

__Melhor ainda quando há uma simbologia defendida, uma flâmula que balança para de longe todos verem. Batman! Parem de nos ignorar! Eis-nos!

__Na Índia, um grupo de mulheres se uniu para humilhar policiais ratacorruptos, famílias que violentam sob a farda dos dotes, e estupradores dos mais variados calões. Elas saem em bandos atrás de quem desvia dinheiro público, de quem bate nas esposas, de quem mata por dinheiro, de quem dá suporte...

__"Não somos uma gangue no sentido comum da palavra. Somos uma gangue pela justiça."

__Não menos interessante é seu uniforme de guardianismo: o sári rosa. Espécie de vestido que cobre todo o corpo, mas numa versão mais Penélope Charmosa.

__As bárbaras (Barbie-ras?) ficaram famosas, e muitos homens já as apóiam. E não por menos: o grupo, além de caçar os malfeitores, discute temas como casamento infantil, mortes associadas a dotes, falta d’água, subsídios agrícolas e desvio de verbas em obras do governo. Todas as formas de violência, digamos.

__A gulabi gang, ou a gangue rosa, faz justiça com as próprias mãos, e não é com puxão de cabelo, não. Há aulas de manejo de clavas e machados. E atenção: elas querem queimar a alma dos indecentes, e não sutiãs. "Mulheres precisam de homens." Lá, os homens que deveriam protegem os cidadãos, só o fazem com incentivo financeiro. "Eu preciso que você me ajude a te ajudar."

__A última lembrança que eu tenho de uma manifestação simbólica e popular no Brasil é o Diretas Já. (Cansei é bobeira.) Mas, convenhamos, nenhum movimento político é mais que 49% popular. Os interesses portrazes manipulam bem a fachada. Mais justas são as guerrilhas, inevitavelmente ofuscadas, ou abalburdeadas pela mídia conversadora. Quer dizer, conservadora.

__O exemplo indiano endossa a tese. A líder diz que as amazonas das trevas fogem das associações partidárias, porque "eles estão sempre esperando alguma coisa em troca quando oferecem ajuda financeira".

__Bravas!
__
__

Nenhum comentário: