segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ação contra o governo

Da série Se a moda pega...

Em 2005 Katrina arrasou Nova Orleans. O que São Pedro gerou de prejuízo nunca esteve escrito. Mas deixa o velhinho, que ele não tem a ver com os assuntos da Terra.

Mas o governo tem. E as pessoas se tocaram que não basta apenas lamentar o dilúvio derramado ou cobrar as seguradoras. A causa pode estar no seu voto.

Alguns moradores da região atingida entraram com uma ação judicial contra o governo dos EUA por causa dos estragos do furacão. E aparentemente têm razão no processo:
Os seis proprietários afirmam que quando engenheiros militares do Exército construíram um novo canal para a passagem de navios em Nova Orleans, eles destruíram os pântanos locais, que funcionavam como barreira de proteção para as casas.

Esta é a primeira vez que um juiz nega imunidade e permite que as vítimas processem o governo americano por causa dos efeitos do furacão Katrina. [...] Um caso histórico que pode abrir o precedente para que dezenas de milhares de pessoas processem o governo por danos.
Interessante! Já pensou se a moda pega?
  • as famílias viúvas do 11 de Setembro processariam a Casa Branca por manter relações perigosas?
  • nós, bravileiros, botaríamos o Exército no banco dos réus por ter escrito leis, na época da Ditadura, que oneram a confusa (in)justiça a qual ainda estamos submetidos?
  • famílias ditas pagãs se levantariam contra o Vaticano, pelas atrocidades cometidas em séculos de história?
  • negros contra europeus, pela escravidão?
  • ou "Ai, que preguiça"?

***

Por acaso assisti ontem ao documentário Uma Verdade Inconveniente, com Al Gore. Mesmo com alguns apelos ad populum totalmente dispensáveis, faz um belo alarde.

Com o tema do aquecimento global fervendo na mídia, discute-se a fabricação de carros elétricos. Mas você sabia que eles já existiam em 1830? Cinquenta anos depois, 90% dos táxis de NY eram movidos a bateria. Mas, aos poucos, sumiram das ruas. Sabe por quais motivos?
  • Carro silencioso era (era?) considerado coisa de mulher. O que pegava mesmo é mostrar potência, vrum másculo, vrum viril, barulho que somente um motor a gasolina poderia produzir.
  • Os magnatas do petróleo boicotaram a fabricação dos elétricos, impulsionando o consumo do assim chamado ouro negro.
Tamos aí, escandalizados com a própria natureza. Quem eu processo?
__
__
__

Clique com o botão direito do mouse para abrir os links em outra janela ou aba:
__
__

Nenhum comentário: