quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

A moda não mata, mas tá quase lá.

__Quem nunca ouviu de alguma namorada, ou caso do sexo feminino, em tom de exigência e iguais direitos, quase feminista anárquica, dizer após comentar sobre dores de depilação, a seguinte pergunta?
__— Tá vendo o que a gente sofre por vocês?
__Mas, se não me engano, não é para os eles que elas tanto se ferem. (Não fui eu quem fez a pesquisa, não perguntem). E mesmo com a cansativa mídia-módia que exalta Giseles de propaganda, e revistas tipo Nova e Cláudia que envergonham as mulheres "normais" frente ao abdômem esculpido de quem vive disso e se condena por, e também com a crescente onda de matérias que mostram o quão falseadas são as bundas de Playboy, bem, ainda assim a moda vigora.
__E se forem à Itália perguntar se eles abdicariam da saúde pela moda, rá! Nas entrelinhas dos discursos pseudo-geração-saúde você verá passados e presentes, e quem sabe futuros nos saldos de cartão dos próximos oito meses os tais saltos de agulha, vestidos que prendem respiração, golas incômodas, blusas quentes. Ah, duvida? Na Itália, pelo menos é assim: 80% das italianas se sentem doentes por causa da moda.
__No Brasil, não?
__Claro que as mulheres ficam lindas, com porte de verdadeiras Mulher-Maravilha. Mas todo mundo usando aquele terninho em empresas, se equilibrando em saltos finos... Não é à toa que elas se dão melhor em dinâmicas de grupo.
__Depilações e peles lisinhas? Ufa, ainda bem que há quem faça esse sacrifício. Fica bem mais bonito. Mas sei que não é pra mim nem pra homens. Elas já superaram isso, pelo menos na metrópole: elas se vestem para o espelho, depois amigas, pelas capas, e depois para nós. Mas tudo bem, agrada mesmo assim.
__Às vezes provoca risos: no ano novo vi uma dondoca de salto alto. Na praia.
__Enfim, só levanto a questão dos casos extremos. Como este, que chega a beirar a bizarrice. Com o choque inverso que uma Hilda Hilst causaria há décadas atrás.

__PS: Eu tenho pavor de usar terno. Pelo calor que sinto de regatas, não pela queda de algumas garotas.

Nenhum comentário: