quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Papa-tudo


Saiu na revista italiana L'Espresso nº 30 uma reportagem sobre uma das mais importantes funções (e se for a mais eu não estranho) de um papa ao cristianismo: levantar os fundos da igreja.

Afinal, mais importante que a propagação da palavra, é a propaganda (cujo significado começou na própria religião) e o
Retorno Sobre Investimento que se obtém com em publicidade, show-cultos, papa-móvel... E o investimento é contabilizado na moeda Bondade dos Fiéi$.

A Conta Sagrada

A Fallon, agência internacional, tem na carteira um santinho. Ou melhor, a conta da igreja católica em países como os EUA e Reino Unido. A campanha é cativante. Mas para mim soa no mínimo estranho que religião seja anunciada como serviço e, o nome de Jesus, usado "em vão". Veja um, dois anúncios clicando. Vendem a igreja como algo legal, e Jesus como um revolucionário. É como dizia Dona Neves: che, che, che, che!

Para ver o site da organização que promove todo ano uma campanha para arrecadar, digo, chamar mais fiéis, clique aqui.

Sobre os números do Papa-tudo, aqui.

Sobre o site dos caras que são contra todo esse marketing religioso, aqui.

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