sábado, 5 de janeiro de 2008

Textosterona

Dá audiência, vende, e o povo gosta de ver. Sei lá o que explica, mas calça branca, decote Y, cofrinho, mini-saia são coisas da Gestalt masculina. Talvez humana. As feministas que perdoem, mas mulher gostosa em propaganda dá certo. Afinal, qual o instinto dos homens? É cheirar rabo de cadela no cio. Homem é tudo igual, olhando do ponto de vista da Mãe Natureza. A gente só dá uma disfarçada, um splash, uns florais, uma descolada básica. Cujo maior praticante pode até virar radical: uma de-skol-ada.

__E por falar em cachorro, será este tema um cachorro morto?

__Não repare na bagunça: é um olhar pouco moderno, pouco profundo, apenas um esporro de mim pra mim. Uma masturbação verbal sem prazer nenhum. Puro nervo acumulado. Tinha que sair.

__Na propaganda brasileira, vários clichês se repetem. Pra homem é fácil: mulher, dinheiro, grupo social, extensão de um pau. Para mulher independente os apelos são diferentes, claro, e até menos instintivos, porque a mulher é mais evoluída (a realmente moderna, tá?). Mudam só as cores, as chamadas. O fundamento: sobrevivência no mundo. Ou pelo sexo, ou pela conduta.

__Desisti de criticar a criatividade dos anúncios de cerveja, carro, revistas etc. porque me lembrei de onde viemos. Menos sexo na propaganda? Ah, Claucio, vai cuidar da sua vida. E por quê? A lei da sobrevivência certa vez disse com sua voz poderosa, lá das nuvens, ao homem: crescei-vos e multiplicai-vos.

__O leão criou barba e dominou o bando. Elegeu uma mulher e, quando esta ia à caça dos filhotes, sapecou a sobrinha: "Preciso garantir meu posto e passar meu gene adiante."

__Ele estava certo. A úncia 100% certa de ser dono de alguma coisa é a mãe.

__O pássaro cantou alto. Lá da ninhada de passarinhas parecia uma serenata. Veio a primavera, e no inverno os genes já estavam adiante. Em duas, aliás.

__O pavão estufou o rabo e inflou o peito. Não, ele não virou viado, apesar das plumas. O veado criou chifres e foi brigar pela fêmea — isso que é macho! O pavão chamou umas franguinhas pro cercado. E o gene adiante.

__As fêmeas protegeram o filhote, expuseram os seios cheios de leite, tiveram ciúme. "Meu gene protegido." Ela, hoje, no amanhã.

__Todos estava certos. Assim como o homem, garanhão, pegador. A mulher, a casa (protetora), o emprego (garantia de vida). A amante, o carro (o falo), o porte atlético (o rebanho). O rebolado, ancas grandes, boa parteira. Essa guardaria bem meus filhos.

__Garantir genes!

__A mulher, o charme, o sexo-prende-marido.

__Genes!

__E convenhamos: se não é pelo filho, é pelo sexo em si. Coisa boa, não acha? Vai, eu vi você rindo...

__Não entremos no mérito do amor. O amor é um a invenção do homem para conservar aquilo tudo. E, se repararmos bem, amor de mãe todos bichos têm. Então, não entremos.

__Estou falando de propaganda e sexismo. É que vi os protestos (da mídia, não do povo) na Itália, que usa ainda mais o corpo feminino para vender. Até mesmo mangas, aliás.

__Eu já cheguei a levantar uma bandeira: a propaganda deveria tentar fazer sua parte e educar o povo. Mas pra quê? Pra quem ela está a serviço? Da cultura que não é. É do consumismo, do capitalismo, do mercado.

__E tudo, a longo prazo, só quer dizer uma coisa: genes!

__Emprego, casa, carro, seguro de vida, sutian, carrinhos de bebê... Genes!

__Moralismo perante a propaganda? Mulher pra vender cerveja, sim senhor.

__Segurança em investimentos? Sim senhor: é preservar a geração gerada. Genes!

__Mulher inteligente compra a marca tal? Sim senhora, mulher inteligente chama mais atenção, cativa mais, conquista, se presevra. Genes!

__Sexy? Oh yes!

__Mesmo com camisinha, o instinto, o âmago, a testosterona, o útero é o mesmo. Somos racionais, mas, ainda assim, animais. Principalmente nos trópicos. O calor, as pernas, os braços.

__E uma desconclusão: o texto aqui é puro escárnio, sim, porque percebi uma coisa: presidente, política, propaganda... Essas coisas que envolvem participação do povo, sabe? Como disse uma amiga minha, tudo isso tem algo em comum: cada povo, com sua cultura, tem o que merece.

__E por maioria de vetos!

__Quer dizer: fetos!

__Digo, digo: votos!
__
__

Nenhum comentário: