quarta-feira, 13 de junho de 2007

Coca, cana e água

Depois de inventar o Papai Noel vermelho e fazer propaganda subliminar, a Coca-Cola botou mais um mito na mídia. Comprometeu-se a devolver à natureza cada gota de água que utiliza, num programa com o grupo ambientalista WWF (aquele cujo símbolo é o urso panda, mas não o pop star Knut).

O presidente disse que 40% da água utilizada pela empresa (290 bilhões de litros em 2006) é parte das bebidas. Os outros 60% (ou seja, 435 bilhões) são usados nos processos produtivos, como limpeza, calefação e esfriamento.

Mas olha o problema: "o açúcar contido em cada litro de Coca-Cola precisa de 175 a 200 litros de água para ser produzido", segundo Jason Clay, do WWF.

Não é mais fácil pedir água, hein, hein?

Dizem que a multinacional e o WWF trabalharão para melhorar a eficiência no uso de água em toda a cadeia produtiva da companhia, começando pela cana-de-açúcar. "No entanto, a questão da cana-de-açúcar também está relacionada com as políticas agrícolas."

Pausa... Buscando arquivo... Lula... Cana... queimada no sertão... seca... colônia... combustível verde... plim!

Ai. De onde a Coca-Cola vai tirar água para devolver? Vai invadir o Aqüífero Guarani? Cuidado com território brasileiro, hein, seus cocadas, que a cana daqui é para o combustível "verde".

Acho que um copo d'água mata mais a sede que um de coca, em iguais temperaturas. Só não mata a sede, sabe de quem? Do capitalismo, hó, hó, hó...

Eu voto que é blá-blá-blá de relações públicas.
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