quinta-feira, 24 de maio de 2007

Jesus: referência em piercing

Body Piercing? Jesus fez um há mais de dois mil anos.

É assim que anuncia a Igreja Anglicana em sua "cruzada" contra o piercing, movimento que tem seu equivalente com mais força na Itália.

O argumento tanto desta Igreja quanto da Católica é a de que os jovens vivem seguindo as tendências da moda, e que a religião pode ajudá-los a ter maior profundidade (?), libertação etc. do que um simples acessório, que só é tão difundido entre adolescentes porque cria uma falsa sensação: a de construir uma identidade própria e justificar seu eu no mundo, principal urgência da faixa etária (o trecho depois dos dois pontos é por minha conta).

OK, concordo com o ponto de que piercing não tem muita serventia senão a estética estática, puramente superficial e rebelde sem causa. Mas é uma bela duma falácia comparar o caso a Jesus. E a Igreja não deveria se apropriar do problema enquanto coloca-se como solução.

Mas, beleza. De qualquer forma, é um fato curioso, que sensibiliza nossa percepção sócio-antropológica. Porém, se eu tivesse que fazer algo diferente, trocaria o piercing por um livro.
__
__
__

Um comentário:

Rosi e Ita disse...

Ai, ai...
Qta falta, qta falta!

É simples assim:

"Menos religião e mais Jesus, por favor"!

Kirido, amo a forma como escreve. E, por favor, não pare NUNCA!

Um beijo e ótimo domingo. Sim, o sol esteve lindo hj.