terça-feira, 8 de maio de 2007

Virada Loka

Teve pancadaria, mas não seja cabecinha de achar que foi só isso.

O fato é que a mídia novamente se fez carniceira e mostrou da Virada Cultural apenas o lado que dá audiência: a tragédia.

Porque, fosse cultura, tem uma TV, que pouco se vê, com esse nome.

Enquanto isso, as outras mídias em seus principais jornais só mostraram o lado irracional.

Não passei na Sé. Mas sim pelo Anhangabaú todo âmbar e dança, Praça Ramos Woodstock e brisada, Teatro Municipal imponente aplauso, Barão de Itapetininga com seus roqueiros alucinados, Praça da República que não será mais linda que nesse fim de semana, etc. E por mais que rodasse pelas ruas lotadas não vi nenhum ato de violência ou tumulto sequer. Nem reclamações. Ao contrário, havia muita solidariedade.

São Paulo à madrugada e sem carros é linda e o clima paz-cultura-e-amor dos milhares com quem cruzei deixava a noite ainda mais especial. Famílias inteiras foram ver circo, teatro, balé, música etc. Claro que há quem limite a cultura a apenas o show de rap ou rock, mas até aí, não atrapalhando os outros, tudo bem.

Teve uma meia dúzia que atrapalhou. A polícia, que não culpo muito menos defendo, agiu com base na potencialidade do ato, e deu no que deu. "Virada Cultural vira palco de guerra."

No seu cu!

Porque ficou ali, na Sé, e ponto.

Jornalismo maldito.

A Sé pode ser o marco zero, mas não zerem um evento de 3,5 milhões de sorrisos a 3,5 mil lamentos. Enquanto eu esperava um amigo meu, perto do Teatro Municipal, logo ao meu lado aconteceu uma intervenção circense, e um repórter da Globo estava ali. Filmou por uns vinte minutos, entrevistando os palhaços de perna de pau, tendo que regravar para ficar melhor, etc.

Mas, se alguém viu na TV essa reportagem, me avise. Porque minha antena só captou pancadaria.

Um amigo disse que, estando com a namorada, prefere não arriscar-se-la na Virada. Outros que não foram, não perguntaram o que eu curti: diretos ao 'se eu não tinha me ferido'.

Haja limitação! Mais uma prova de como nós podemos ser facilmente manipulados por caras alheias se não botarmos a nossa pra bater. Pôxa, até minha mãe, sempre medrosa, estava lá!

Repito: a Virada cultural foi maravilhosa. O jornalismo que é irresponsável. Mais que os baderneiros ou os pitbulls de farda.

Tinha que ter uma Virada por mês. E se tiver um "bis" neste próximo fim de semana (como pretende a prefeitura, conforme essa notícia), farei de tudo pra ir.

Confira algumas opiniões no blog da Cacilda e em No Mínimo.

Minha opinião final:


A poesia que é mana
da cabeça ligada
tem a ver com Virada,
sim

Mas a pinga que emana
Da cabeça lesada
Da garrafa virada,
não.

E, por fim, um dado objetivo: os Racionais MC's atrasaram. Tem que cortar no programa, sem dó, porque é meu dinheiro investido. Muito bem investido.

__
__
__

9 comentários:

Anônimo disse...

Por isso que muitas vezes eu prefiro não assistir aos jornais, só passa tragédia e a maravilha das coisas onde ficam???? Me poupe né?!

Beijo lindinho

marcos.cangiano@gmail.com disse...

Eu fui, curti e aplaudi.

Pelo menos não fiquei em casa assitindo o Zorra Total, que de humorístico não tem nada.

Minha opinião: www.divagacoeseideias.blogspot.com

Anônimo disse...

Concordo Clau. É bem provável que no ano passado os jornalistas ficaram sedentos por alguma tragédia, já que a virada ocorreu uma semana após ao ataque do PCC. E não aconteceu nada. Furos de reportagem perdidos e mais e um ponto de interrogação na testa de todos aqueles que adoooram um sensacionalismo pra dar audiência. Além das ótimas apresentações, uma das experiências mais incríveis que a virada proporciona é poder andar pelo centro da cidade de madrugada. Inesquecível, não? Assim como aquela apresentação de tango...

marcos.cangiano@gmail.com disse...

Cláucio e seu blog claudicante, seria você um poeta errante?

Eu, como blogueiro tarimbado, espero uma resposta de coração, em meu blog antenado.

:)

marcos.cangiano@gmail.com disse...

HAHA, como sou HORRÍVEL com poesias.

Alessandro Palermo disse...

Rap do bom é rap silencioso. Aquele que rima sem dizer nada. Odeio rap e odeio os iRacionais (seriam eles da Apple?). Preconceituoso? Posso ser. Mas tenho orgulho de não ser "mano", ao contrário deles.

Em relação ao tema do texto, é a imprensa que a gente conhece. Não é surpresa.

Dra. Massarinho disse...

Sobre o show dos racionais, tenho também um texto de um amigo meu que foi... Sozinho!
E tem perspectivas interessantes... Vou te mandar por email.

Eu também estava no Anhangabaú e só fiquei sabendo da pancadaria no dia seguinte.
Comecei na Barão, com o Serguei, e depois fui ver clube do balanço com Erasmo Carlos, ed Motta, umas apresentações de dança, Gerson king combo (que, pra mim, foi o melhor!!!)... queria ter visto karnak, tomara que tenha nesse final de semana, mesmo!

Tirei algumas fotos (poucas), dá uma olhadinha www.flickr.com/photos/cris_gal

Ah, e sobre a imprensa, era de se esperar né??? Veja sobre Mídia Construtiva em www.ive.org.br.

Beijos.

Alessandro Palermo disse...

Cristina, segundo essa notícia, deve rolar, sim: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u135112.shtml

Alessandro Palermo disse...

Segundo este outro link, os shows rolam no domingo e não no sábado como a Folha informou: http://www6.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/cultura/2007/05/0013