terça-feira, 31 de julho de 2007

Brasil: crer, dor.

“Em determinados cargos, a gente não diz aquilo que pensa nunca, a gente faz quando pode e, se não pode, a gente deixa como está para ver como é que fica. [...] Eu pego a minha experiência de 20 anos no movimento sindical e fico olhando a quantidade de coisas que falei porque era moda falar, mas que não tinha substância quando você pega no concreto.” (Lula)

“Esqueçam tudo o que eu disse.” (FHC)
__
__
— Mãe, o Papai Noel fala mais bonitinho...


E agora, Luís?
A festa acabou,
o ar apagou,
o povo caiu,
o vôo não freou,
e agora, Luís?
e agora, nós?
você que é só nome,
zombava dos outros,
fazia seus gestos,
discursos, protestos?
e agora, Luís?

Está sem colher,
está sem discurso,
campanha carinha,
já não posso escolher,
já não posso voar,
despir já não pode,
a noite esquentou,
o deputado não veio,
o juiz não veio,
o gozo não veio
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, Luís?

E agora, Luís?
Sua dofe palavra,
seu instante de febre,
sua gula e banquete,
sua biblioteca,
seu banco de couro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio - e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
fecharam;
quer morrer no mar,
de dinheiro;
quer ir para minas,
Abre um bordel.
Luís, e agora?

Se gritasse,
se gemesse,
se tocasse
a gente não assistisse!
Mas deita,
mas dorme,
Se pelo menos se morresse...
Mas a gente não morre,
você é mole, Luís!

Sozinhos no escuro
qual bicho-do-mato,
com demagogia,
tal democracia
para nos encostar.
De carro preto
que fuja de golpe,
você nos guia, Luís!
Luís, para onde?
__
__
__
__

Um comentário:

Rose disse...

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me edificam."
**Primeiro é necessário este mesmo 'povo' que 'grita' por ética saber realmente o que é ética. O cara sonega imposto? Dá uma de experto pra cima do cliente querendo faturar 100% de alguma coisa que só vale 20%?? Ah, pegou dinheiro na carteira do pai e não avisou?? São todos anti-éticos e "o sujo não pode falar do mal lavado"! Meu querido, esta é uma luta bonita e inglória, mas pra vocês que ainda estão começando é uma boa idéia. Quem sabe seus netos peguem um país bem melhor, que há mais de 500 anos vem sendo explorado por todos que passsaram pelo poder, seja que poder for e quem esteve nele, com raríssimas excessões.
Esta é a minha visão. É que vi e vejo há muito, muito tempo...

Beijos, carinho, amor..