sexta-feira, 20 de abril de 2007

Ciença ou Crência

__Nas diversas edições da revista Viver, Mente & Cérebro — uma publicação da editora Duetto sobre psicologia, comportamento, linguagem, neurologia etc. — li sobre o poder da crença para a cura dos pacientes. Crer em qualquer coisa: deus, deuses, força superior, xamã, santos, fezinhas, horóscopo, posição dos astros, ervas, política... Não raramente publicavam artigos sobre a zona cerebral destinada à religião. Acreditar "com o coração" em qualquer coisa proporciona bem estar, que nada mais é do que o cérebro respondendo positivamente ao seu pensamento e enviando informação de que está tudo bem para o resto do corpo. Deve ser algo contagiante: as substâncias do bem-estar promovem o bom funcionamento dos órgãos, promovendo-se a uma espécie de auto-elixir, que dá mais chances de um paciente se recuperar. Taí um possível motivo para que a fé cega, fé de que há uma entidade suprema capaz de ouvir você pedir a cura, poder curar! Foi a entidade em si? Vai saber. O fato é que só há cura ou pela ciência, ou pela crença (e vá explicar ao crente que a ciência explica sua religião...)

__Lá no México, parece que reconheceram o tal poder de cura da religião. Inauguraram um hospital que, além de contar com modernos laboratórios e salas de cirurgia, possui áreas para curandeiros (!) e um temazcal, que é o banho de vapor usado na medicina tradicional indígena. Ou seja, se o médico falhar, chama o pajem. Ou o contrário.

__Eu apoiaria. Colocar entre quatro paredes a ciência e a religião (que diz-se explicada pela ciência) parece bem mais sensato que a guerra católicas contra a descoberta do homem, a defesa do criacionismo ou o isolamento do conhecimento científico. Atenção: espero que eu não esteja pisando ainda em solo de clonagem, células-tronco, transgênicos, aborto, encomenda de bebês perfeitos etc. Deus me livre!

__Não acredito no Papai Noel, mas prefiro que haja fezinha entre os povos. Não pelo ópio que lhes causam, mas talvez por representar a última ferramenta disponível para a cura de um miserável não atendido pelo governon "laico": a ciença.

(Link da notícia aqui)
__
__
__

2 comentários:

Anônimo disse...

Se eu creio eu admito sem analizar, fico mais predisposto ao engano, ao contrario, se eu souber, se eu conhecer poderei escolher aquilo que me satisfaz, é a minha liberdade.
luiz do malandro

Anônimo disse...

importa, progredirmos.