quarta-feira, 25 de abril de 2007

Monoxidade

Biu reinfla quando pisa na calçada, dum ônibus saído. Do abafo diochído humano sente alívio, entretanto o pulmão se nega a estufar: a estufa.

A perua atravessou o farol desmembrando parafusos e baforando preto. Biu, roxo, segura a vontade. E tosse.

Espera pela baldeação, e um balde queda d'água fria paraísa o horizonte cinza bégeo. Motos sem matos, carros e escarros, buzinas de business, a luz se difusa num turvo degradê. Pedestres em esfumato.

Mas também é a lente. Incomodada, irrita sua fôrma, fôrmas que saltam o ombro do baixinho da frente que lê notícias da imprensa em pressa. Biu acompanha.

"Respirar o ar poluído de grandes cidades, pode ser mais perigoso, para a saúde do que ser ex, posto a altos níveis de radiação, de acordo-"

"-quem opíta por viver, na zona de ex... clusão, ao redor de Che-cherno... — chernóbil — pode sofrer menos, probrema de saúde que numa cidade, grande-"

O via do baixote vem, leva. Biu confere se um dos engarrafados logo atrás é o seu. Mas, nenhum. Vai se informar sobre a guerra no ombro de outro.

"Buscando armas nucleares, ... Búch! errou na invasão..."

Um caminhão sobe a calçada para entrega rápida no mercadinho. Mesmo, tanto que a carroça fica ligada. O monochído intumesce e alcança os broncos pulmonares de Biu, que não entende dos broncos, nem carbonos que não sejam de papel, mas entende o que é na veia, e se afasta, lentamente inútil, porque o gás o alcança, abraça como sucuri, só que esmagando por dentro sem ossos. Uma dona brava diz:

Mai esse caminhoneiro não vê que tá sufocando quem tá no ponto?
— É, fica difícil respirá.
Mai, cê sabe? é por causa disso tudo que o mundo tá se quentando!
— É o esquentamento grobal, tá nas notícia.

Se foi monochído nas cachola ou falta nas escola, Biu se embananou no raciocínio, acreditou nos discursos dos presidentes, temeu ser atacado, e por um instante alcançou a camada de ozônio.

— Sabe, atacaro o Iraque porque arma nucrear é danosa. Imagina, logo logo ele ataca nóis também, que deu no jornal que poluição é mais periguenta ainda.
— Bem que tinha mesmo! Ói! Ói o pretume que sai da cara quando passa o lenço. Tamo tudo é sujo com essa fumacêra!
— Se fosse petróleo, aí que atacavam mesmo! — se meteu um outro senhor. Mas a conversa acabou, que a vã da véia chegou, e com o metido Biu não foi.

O ponto de ônibus anunciava um feto morto, com advertência dos riscos da nicotina. O busão de Biu chegava enquanto a avenida piscava que nem árvore de Natal.
__
__
__

Um comentário:

Rose disse...

Teus textos são sempre ótimos e com aquela pitada de ironia que te é peculiar e faz muita diferença. But ... não sei se teu público entende e capta realmente o que você quer passar quando escreve, seja lá em que Blog for.
Entende o que quero dizer? Claro que sim!

Você é um excelente escritor e está se aprimorando cada vez mais. Quero viver muito pra ter o imenso prazer de receber um livro autografado pelo próprio!

Beijos mil.. :-)